Bacalhau à brás, também conhecido como bacalhau dourado ou à lisbonense, é um dos pratos de bacalhau mais conhecidos e apreciados não só pelos portugueses mas também por estrangeiros. É uma receita que dá para 4 pessoas e leva cerca de 1 hora a ficar pronta (sem contar com o tempo de molho do bacalhau).
Ingredientes
- 500 g de bacalhau
- 500 g de batatas
- 350 g de cebolas
- 5 ovos
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de salsa picada
- azeitonas pretas
- sal e pimenta q. b.
Preparação
Deixa o bacalhau de molho de um dia para o outro, em água fria, com a pele virada para cima. No dia seguinte retira a pele e as espinhas, envolve as lascas num pano e esfrega-as sobre uma mesa. O bacalhau deve ficar em fios (desfiado).
Descasca e lava as batatas e corta-as em palha, com a ajuda de um moinho ou de um ralador. Lava-as depois em várias águas, escorre-as e enxuga-as num pano. Descasca e pica os dentes de alho. Descasca e corta as cebolas em rodelas finíssimas.
Leva o azeite ao lume numa frigideira e, depois de quente, junta-lhe os dentes de alho. Assim que o alho começar a alourar, adiciona imediatamente as batatas e frita-as ligeiramente, mexendo sempre com um garfo, para evitar que fiquem coladas umas às outras (as batatas devem parecer mais cozidas do que fritas).
Retira as batatas e, na mesma gordura, deixa alourar as cebolas. Junta o bacalhau, envolve-o bem nas cebolas e deixa cozer durante cerca de 5 minutos. Introduz as batatas novamente na frigideira, mexe e rega com os ovos batidos e temperados com sal e pimenta. Mexe sem parar sobre lume médio, de modo que os ovos fiquem macios.
Serve bem quente, polvilhado com salsa picada. Decora com as zeitonas pretas.
0 comentários :
Enviar um comentário