Bolo de banana

Este bolo de banana é feito com bananas da Madeira. No entanto podes fazê-lo com qualquer tipo de banana. É uma receita fácil que leva mais de 1 hora a ficar pronta e dá para 7 pessoas. Para atenuar o sabor da banana podes substituir o iogurte de banana por um iogurte natural ou de outro sabor.

Ingredientes
  • 7 bananas da Madeira
  • 5 ovos
  • 400 g de açúcar
  • 200 g de farinha
  • sumo de 1 limão
  • 1 iogurte de banana
  • 2 dl de natas
  • 1,5 dl de óleo
Preparação
  1. Leva ao lume uma frigideira com 100 g de açúcar até ferver e começar a ficar dourado nas bordas. Vai mexendo e quando estiver douradinho, junta 1 dl de água aos poucos, mexendo sempre até ficar em ponto de caramelo. Deita no fundo de uma forma e vai rodando de modo a que fique bem coberta com o caramelo.
  2. Descasca duas bananas, corta-as em rodelas grossas e rega com o sumo do limão. Coloca-as na forma sobre o caramelo. Bate as natas e até ficarem bem espessas e guarda.
  3. Numa tigela, bate as gemas com as 300 g de açúcar até obteres uma mistura cremosa. Descasca o resto das bananas, esmaga-as com um garfo, junta o restante sumo de limão e mexe bem. Adiciona o óleo à mistura das gemas, bate bem, junta as bananas esmagadas, o iogurte e as natas batidas e mistura. Junta a farinha e as natas batidas em castelo, misturando tudo muito bem.
  4. Deita numa forma e leva ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 40 minutos. Verifica a cozedura com um palito, retira do forno e desenforma. Deixa arrefecer e serve decorando o bolo ao teu gosto. Este bolo deve ficar com uma textura de pudim.

2 comentários :

  1. Adoro bolo de banana com açúcar caramelado! Mas fiquei curiosa em saber qual seria a banana da Madeira!?
    abçs

    ResponderEliminar
  2. A banana da Madeira é cultivada na Ilha da Madeira (que faz parte do território Português). É uma banana mais pequena e muito saborosa. Isto deve-se ao micro-clima existente na Ilha da Madeira. Também há o ananás dos Açores (outras Ilhas do território Português) que devido ao clima existente nessas Ilhas tem um sabor muito mais doce.

    ResponderEliminar

Receita do Chefe