Este prato de faisão imperial, não podendo embora ser cozinhado com frequência, é de grande efeito. Qualquer refeição com este faisão torna-se extremamente requintada. No entanto é uma receita que leva cerca de 2 horas na sua preparação e mais 1 hora de cozedura. Dá para 6 pessoas.
- 1 faisão
- 250 g de carne de porco limpa
- 250 g de carne de vitela
- 5 tiras grandes de toucinho
- 200 g de manteiga ou margarina
- 1 dl de natas
- 1 trufa
- 50 g de farinha
- 2 ovos
- 1 cálice do vinho do Porto seco
- 1 cálice de brandy
- sal, pimenta e noz-moscada q. b.
- 30 dl de geleia
- 150 g de fios de ovos (sem serem enxaropaos)
O faisão tem de ser morto de modo a não ferir a cabeça nem prejudicar as penas. Com um golpe transversal pelo lado do peito procura tirar a pele sem danificar as penas, mantendo inteiros o pescoço, as asas e as pernas e retirando apenas as coxas.
Nesta operação deves ter em atenção as vísceras e não deixar romper a pele do faisão. Se aparecer sangue à superficie, coloca no local um pouco de fécula para o sangue coagular. Retira as vísceras e guarda os miúdos. Com uma faca bem afiada separa a carne do faisão dos ossos.
Tempera com sal, piementa e a noz-moscada ao teu gosto. Mistura tudo muito bem e deita o preparado na forma. Tapa com as pontas do toucinho e coloca um peso por cima. Leva a cozer ao forno, em banho-maria, durante 1 hora.
Desenforma o patê e deixa arrefecer. Corta-o depois em fatias. Coloca uma rodela de madeira, com cerca de 10 cm de diâmetro, forrada com papel prateado no centro do prato onde o faisão irá ser servido. Sobre esta põe uma armação de arame e coloca o faisão na posição que entenderes. À volta dispõe as fatias de patê e enfeita com os fios de ovos e triângulos de geleia.
Olá! Adorei as vossas receitas!
ResponderEliminarDescobri-vos porque reparei que me estavam a seguir, também vou já seguir-vos. Obrigada!
Espero visitas vossas!