Garoupa à dugléré é uma receita clássica Francesa. Os peixes cozinhados nela são cortados em filetes. O que justifica o nome desta maneira de preparar o peixe é o facto de o molho incluir na sua composição tomate picado e caldo de peixe concentrado. Leva quase 1 hora a ficar pronta e dá para 4-5 pessoas.
Ingredientes
- 1 kg de garoupa (em filetes)
- 3 tomates grandes
- 1 cebola
- 1 chalota
- 1 dl de vinho branco
- 60 g de manteiga ou margarina
- sumo de 1 limão
- salsa, sal e pimenta q. b.
Para o caldo
- peles cabeças e espinhas do peixe
- 1 cebola com 1 cravo-da-índia
- 8 grãos de pimenta
- 1 cenoura
- 1 fola de louro
- 1,5 dl de vinho branco
- salsa e sal q. b.
Preparação
Arranja o peixe, retira-lhe a pele, a cabeça e as espinhas. Começa por preparar primeiro o caldo colocando num tacho grande todos os ingredientes indicados. Rega com 2 litros de água e deixa ferver durante 1 hora. Retira a espuma que se forma à superficie. Passa o caldo obtido por um pano limpo e húmido.
Num tabuleiro bem untado, coloca a cebola e a chalota picadas, os tomates (sem peles e nem grainhas) picados grosseiramente, a salsa picada e tempera com sal e pimenta ao teu gosto.
Entretanto, leva o caldo de peixe preparado ao lume, a concentrar, até obter 1,5 dl. Retira os filetes da garoupa e coloca-os no prato onde vão ser servidos.
Passa o molho por um passador e leva a apurar numa caçarola, com 3 colheres de caldo de peixe, sobre um lume médio. Fora do lume, junta o resto da margarina cortada em bocadinhos e algumas gotas do sumo de limão.
0 comentários :
Enviar um comentário